Como colocar fogo em palavras e letras.

Descrição: Neste tutorial veremos como aplicar fogo em um texto de forma realista.

01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento e defina um tamanho de 1920×1200 pixels, 72 dpi´s e modo de cor em RGB, pressione Ok, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, defina um gradiente que use tons de marrom, no caso do tutorial foram usadas as cores #5c3d09 e #1f1409, defina o modo radial como modo de gradiente e aplique no documento como na foto abaixo.

02. Neste passo será necessário usar uma textura de papel, neste site você encontrará a textura usada no tutorial, mas nada impede que se use outra textura, pressione Ctrl+O e abra a textura de papel que será usada, pressione Ctrl+Shift+U para retirar a saturação da imagem, pressione Ctrl+A para selecionar seu conteúdo e Ctrl+C para copiar, volte ao documento que estávamos trabalhando e pressione Ctrl+V para colar.

03. Mude o modo de blend da layer para Overlay e defina a opacidade em 70%, caso queira acentuar seu efeito pressione Ctrl+O e carrega mais texturas realizando os dois últimos passos.

04. Agora pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, escolha a cor #66500f e pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique no documento para preencher a layer com a cor Bege, vá em Filter> Texture> Texturizer e defina os valore abaixo.

05. Mude o modo de blend da layer para Overlay.

06. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, escolha a cor #4b4f3b e pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionara a Paint Bucket Tool e clique no documento para preencher a layer com a cor escolhida, agora clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers, clique no ícone da máscara que aparece ao lado da miniatura da layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, escolha um gradiente que vá do branco para o preto, aplique no documento afim de que sua imagem fique como a da foto abaixo, defina o valor de 45% para a opacidade da layer.

07. Agora pressione a letra T do teclado para selecionar a Horizontal Type Tool e escreva uma palavra qualquer, neste tutorial foi usada a fonte Trajan, defina a cor #cb9328 para o texto, para layer defina o modo de blend em Linear Dodge e opacidade em 8%.

08. Pressione Ctrl+G ou vá em Layer> Group Layers para criar uma pasta para agrupar as layers de texto, feito isto clique na layer de texto e pressione Ctrl+J para duplicar a layer mude a cor do texto duplicado para #5e3f1c.

09. Mude o modo de blend da layer para Overlay e defina a opacidade em 70%.

10. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer novamente, agora mude a cor do texto para #cb9328, mude o modo de blend da layer para Linear Dodge e defina a opacidade em 30%, clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara em sua layer, clique na miniatura da máscara que aparece ao lado da sua layer de texto, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool e aplique um gradiente no modo Linear, seu texto deve ficar como na imagem abaixo.


11. Pressione Ctrl+J novamente para duplicar mais uma vez a layer de texto, defina a cor do texto em preto #000000, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina um valor de aproximadamente 4 pixels para o Radius e pressione Ok, deixe esta layer abaixo de todas as outras layers de texto, seu texto deve ficar como o da foto abaixo.

12. Agora clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para aplicar uma máscara na layer com o texto em preto, novamente pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, usando o modo Linear e um gradiente que vá do preto para o branco, aplique o gradiente afim de que suas letras fiquem como a da foto abaixo.

13. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer e pressione a letra R do teclado para selecionar a Smudge Tool, use um brush de ponta macia e tamanho médio e passe nas bordas da letra afim de borrar as áreas escuras como se fossem marcas de queimado.

14. Depois de aplicar a Smudge Tool seu texto deve ficar parecido com o da foto abaixo.

15. Agora clique na primeira layer de texto e pressione Ctrl+J para duplicar a layer, mude a cor do texto para #dc9a08, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina um valor de 8 pixels para o Radius, pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio e apague a parte inferior da letra como na imagem abaixo.

16. Mude o modo de blend da layer para Soft Light.

17. Clique na layer de texto que está abaixo da layer que estávamos trabalhando e pressione Ctrl+J para duplicar a layer, deixe a cópia acima de todas as outras layers, mude a cor do texto para #dc9a08 vá em Layer> Rasterize> Type para rasterizar a layer, com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a miniatura da palavra na paleta de layers afim de ativar a seleção ao redor da palavra, vá em Select> Modify> Contract e defina o valor de 1 pixels, pressione Ok, pressione Delete e logo após Ctrl+D para desativar a seleção.

18. Mude o modo de blend da layer para Overlay, sua palavra deve ficar como a da foto abaixo.

19. Clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara em sua layer, faça o mesmo processo realizado anteriormente, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, escolha o modo Linear e um gradiente que vá do preto para o branco, aplique na layer, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina o valor de 1 pixel para o Radius, pressione Ok, pressione Ctrl+J para duplicar a layer, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina o valor de 2 pixels para o Radius, pressione Ok, pressione Ctrl+J novamente para duplicar a layer, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina o valor de 4 pixels para o Radius, pressione Ok, com a tecla Ctrl pressionada clique na miniatura de qualquer layer de texto para ativar a seleção ao redor da palavra, pressione Ctrl+Shift+I para inverter a seleção agora clique em uma das layers de borda que criamos anteriormente e pressione Delete para eliminar qualquer área de sobra nas bordas criadas, faça isto em todas as cópias da borda que foram criadas.

20. Agora clique em uma layer de borda e pressione Ctrl+J para duplicar a layer, faça isto com as outras 3 layers de borda que foram criadas, passe todas as layers copiadas para cima na paleta de layers, deixando estas layers como sendo as primeiras, pressione Ctrl+E 3 vezes afim de mesclar todas estas layers em uma só, pressione a letra R do teclado para selecionar a Smudge Tool, passe a ferramenta sobre a borda que acabou de ser mesclada afim de deixar suas letras como na foto abaixo.

21. Mude o modo de blend da layer para Overlay.

22. Caso queira intensificar o efeito nas bordas clique em uma das layers de borda e pressione Ctrl+J quantas vezes achar necessário.

23. (Opcional)Pressione a letra T do teclado para selecionar a Horizontal Type Tool e escreva algo abaixo da palavra, neste tutorial foi usada a fonte Swiss Light.

24. Agora precisaremos de imagens de fogo, neste tutorial foram usadas fotos pagas e gratuitas, respectivamente dos sites Fotolia.com e Flickr.com, (para baixar as imagens basta clicar nos links),

25. Com as imagens salvas pressione Ctrl+O, escolha a imagem que será usada e pressione Ok, vá em Window> Channels clique nos Channels até achar o que tenha maior contraste na imagem, no caso do tutorial este Channel é o Red, com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a miniatura do Channel, isto irá ativar uma seleção sobre a imagem, clique novamente no Channel RGB, pressione Ctrl+C para copiar a parte selecionada, volte para o documento onde estavamos trabalhando e pressione Ctrl+V para colar o fogo sem o fundo.

26. Sua imagem deve ficar como a da foto abaixo, deste a layer do fogo fora da pasta de texto e acima dela.

27. Use a mesma técnica e copie outros formatos de fogo para seu documento como na imagem abaixo, duplique as layers de fogo, rotacione, enfim crie outras variações do fogo que será utilizado, mude o mode de blend das layer de fogo para Screen.

28. Como o texto do tutorial tem apenas 4 letras foram usadas 4 imagens de fogo diferenciadas, uma para cada letra da palavra.

29. Agora pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool e posicione as cópias de fogo em cima das letras como na imagem abaixo.

30. Para os mais detalhistas o fogo usado na letra I e na letra R são os mesmos, a diferença está apenas no fato de que uma foi esticada e a outra não.

31. Então caso queira modificar as imagens de fogo pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform e distorça a imagem como quiser.

32. Agora este procedimento deverá ser feito em cada imagem de fogo que foi utilizada, clique em uma layer que contenha a imagem de fogo pressione Ctrl+J para duplicar a layer, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina o valor de 3 pixels para o Radius e defina o valor de 15 % para a opacidade da layer, repita isto para todas as imagens de fogo utilizadas.

33. Sua imagem deve estar como a da foto abaixo.

34. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, deixe esta layer acima de todas as outras layers, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra X para inverter as cores, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, escolha o modo radial e aplique o gradiente como na foto abaixo, defina o modo de blend da layer em Overlay e a opacidade em 40%.

35. Ao final sua palavra estará como na foto abaixo.

site de origem: http://psdtuts.com/text-effects-tutorials/dramatic-text-on-fire-effect-in-photoshop/

Obrigado por ter votado no ::Tutoriais Photoshop:: para o iBest 2008!

~ por Julio Cesar Milanes em junho 7, 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: