Efeito de luzes para aplicação em palavras.

Descrição: Como aplicar efeitos de iluminação em suas palavras ou letras.

01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento de um tamanho qualquer no modo RGB com 72 dpi´s, pressione Ok, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, na barra de opções da ferramenta escolha o modo de gradiente Linear e faça um gradiente que vá de um cinza escuro para um cinza mais escuro como na foto abaixo.

02. Pressione a letra T do teclado para selecionar a Horizontal Type Tool, escolha a cor #c2c8d4 (pode ser outra cor qualquer também) e escreva uma palavra qualquer, a fonte usada neste tutorial foi a Agency FB em Bold.

03. Clique com a tecla Ctrl pressionada sobre a miniatura da layer de texto na paleta de layers para ativar a seleção ao redor das letras, pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool e escolha um gradiente que vá da cor #495a79 para o transparente, clique e arraste da direita para a esquerda afim de deixar suas letras como as da foto abaixo.

04. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, com a seleção ainda ativa pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool, pressione a seta que aponta para baixo no teclado e a seta que aponta para a direita uma única vez para mover a seleção para baixo e para a direita, pressione Alt+Backspace (a telca acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique dentro da seleção para pintar de preto, novamente clique na seta que aponta para baixo e depois na seta que aponta para a direita uma única vez para descer e mover a seleção para a direita e repita o processo, faça isso algumas vezes até que sua imagem fique como a da foto abaixo, depois de terminado posicione esta layer abaixo das duas layers de texto.

05. Com a layer da sombra que foi criada selecionada vá em Filter> Blur> Motion Blur e defina um valor de -45º para Angle e 30 pixels para Distance e pressione Ok.

06. Mude o modo de blend da layer para Multiply e defina o valor de 45% de opacidade, agora com a tecla Shift pressionada clique na seta que aponta para baixo e na seta que aponta para a direita no teclado, isto irá mover sua sombra 10 pixels para baixo e 10 pixels para a direita, pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool, escolha um brush de pontas macias, passe nas partes de cima das letras, deixando o efeito apenas nas partes inferiores.

07. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer com a sombra, com a tecla Shift pressionada clique na seta para baixo e para direita novamente afim de descer e mover a sombra mais 10 pixels para baixo e para direita, novamente vá em Filter> Blur> Motion Blur e defina 50 pixels para Distance e pressione Ok, mude o modo de blend da layer para Multiply e defina 20% de opacidade para layer.

08. Pressione Ctrl+D para desabilitar a seleção e logo após pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, deixe esta layer acima de todas as outras layers na paleta de layers, clique com a tecla Ctrl pressionada sobre a layer do texto afim de ativar a seleção ao redor do texto, clique novamente na nova layer criada, pressione a letra X do teclado para inverter as cores de Foreground e Background afim de deixar sua cor de Foreground como branca, pressione Alt+Backspace (a tecla acima do enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique dentro da seleção para pintar de branco, pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool, vá em Select> Transform Selection, pressione a seta que aponta para baixo e para a direita no teclado para mover sua seleção 1 pixel para baixo e 1 pixel para direita, pressione a tecla Enter e logo após pressione a tecla Delete, defina 80% de opacidade nesta layer.

09. Sua imagem deverá ficar como a imagem abaixo.

10. Agora pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool e crie alguns retângulos como na foto abaixo, com a cor branca como cor de Foreground pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique dentro da seleção para pintar de branco, pressione Ctrl+D para retirar a seleção.

11. Pressione Ctrl+T para ativar a caixa de Free Transform, clique em um dos quadrados que existe nas diagonais da caixa e gire afim de deixar como na foto abaixo, clique com o botão direito do mouse dentro da caixa de Free Transform e escolha a opção Perspective, clique em um dos quadrados das diagonais da caixa e estique as linhas afim de dar a impressão de que estão em perspectiva.

12. Mude o modo de blend da layer para Overlay e defina 20% de opacidade, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina 6 pixels para o Radius e pressione Ok.

13. Sua imagem deverá ficar assim.

14. Agora clique com a tecla Ctrl pressionada sobre a miniatura dos raios criados na paleta de layers afim de ativar a seleção ao redor dos raios, clique na layer das bordas brancas que foram criadas anteriormente e clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers, isto fará com que as bordas brancas apareçam apenas nos lugares onde os raios batem.

15. Sua imagem deverá ficar assim.

16. (Opcional)Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e pinte a nova layer na cor rosa #9d506c e posicione esta layer acima da layer do fundo usado anteriormente.

17. Mude o modo de blend da layer para Color e defina o valor de 20% para a opacidade, sua imagem deverá ficar como a da foto abaixo.

18. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, escolha a cor branca como cor de Foreground e pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique na layer para preencher toda a layer de branco, vá em Filter> Render> Lightning Effects e defina os valores abaixo.

19. Mude o modo de blend da layer para Overlay, pressione Ctrl+J para duplicar a layer, coloque a layer acima de todas as outras e defina 40% de opacidade.

20. Pressione Ctrl+J novamente para duplicar a layer e defina a opacidade da layer em 65%, clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, escolha um gradiente que vá do preto para o branco, clique e arraste de uma diagonal para a outra para dar a sensação de que a luz apaga suavemente conforme a posição da imagem.

site de origem: http://psdtuts.com/text-effects-tutorials/using-light-shade-to-bring-text-to-life/
Até a próxima!!

~ por Julio Cesar Milanes em março 7, 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: