Montagem de Animais.

tuto89.jpg

Uma das grandes dificuldades desse tutorial é conseguir imagens de animais que possam ser aplicadas à esse efeito. Temos que encontrar animais com posições semelhantes, com a parte do corpo que você deseja trocar estando na mesma direção. Nesse tutorial utilizei a foto de um esquilo e de um pássaro.

tuto89a.jpg

tuto89b.jpg

01. Faça o download das imagens originais usadas nesse tutorial.

imagenstuto89.rar (528.5 KB, 91 Downloads)

02. Com a ferramenta Caneta ( Tecla P ), faça pontos ao redor da cabeça do pássaro.

tuto89ci.jpg

03. Faça o contorno da cabeça, fazendo seu último ponto em cima do primeiro ponto. Isso irá fechar a nossa seleção. Agora clique com o botão direito do mouse em cima do pássaro e transforme o caminho em uma seleção, clicando em “Make Selection”, deixando 0 (zero) pixels de raio de feather (suavização) e mantendo a opção “Anti-Aliased” marcada.

tuto89d.jpg

tuto89e.gif

04. Com a cabeça do pássaro agora selecionada, aperte CTRL + C para copiar. Abra a foto do esquilo e aperte CTRL + V para colar a cabeça do pássaro. Veja que a cabeça não está proporcional ao tamanho do corpo do esquilo. Iremos no próximo passo ajustar isso. Antes, nomei-e a camada da cabeça do pássaro para “Cabeça do Pássaro”. Nomei-e a camada da foto do esquilo para “Esquilo”. Agora coloque a camada “Cabeça do Pássaro” com 65% de Opacidade.

tuto89f.jpg

tuto89g.gif

05. Com a cabeça do pássaro um pouco transparente, fica mais fácil determinar o tamanho ideal dela. Aperte CTRL + T para fazer as modificações. Aperte a tecla SHIFT e clique no quadrado no canto inferior direito, arrastando a seleção para diminuí-la. ( A tecla SHIFT serve para manter a proporção fixa de altura e largura da cabeça do pássaro).

tuto89h.jpg

06. Vamos mexer agora no angulo da imagem. Com a transformação ainda ativa (Ativada pela tecla CTRL + T do passo anterior), coloque o mouse fora da área do quadrado de transformação. Você verá o mouse em forma de duas setas. Clique e arraste para cima ou para baixo para ajustar o melhor angulo.

tuto89i.jpg

07. Veja como ficou o posicionamento ideal da cabeça. Após acertar o posicionamento ideal, retome camada “Cabeça do Pássaro” para 100% de Opacidade.

tuto89j.jpg

08. Com a camada “Cabeça do Pássaro” selecionada, clique no segundo ícone abaixo de suas camadas, escrito “Add Layer Mask”.

tuto89l.gif

09. Agora selecione a ferramente Brush ( Tecla B ) e com a cor preta, pinte ao redor da cabeça do pássaro, nas regiões onde você não deseja manter. DICA: Para tornar melhor seu resultado, escolha pouca opacidade para seu brush. Isso irá tornar mais suave a transição. Repare que só pintei de preto ao redor da cabeça do pássaro. No bico e no peixe eu nem pintei.

tuto89m.jpg

10. Agora iremos colorir a cabeça do pássaro para ficar parecido com o esquilo. Com a camada “Cabeça do Pássaro” selecionada, segure a tecla ALT e clique no ícone para criar um novo ajuste à camada ( ícone parecido com uma meia lua, logo abaixo das suas camadas) e mantendo o clique no mouse presionado, selecione Color Balance. Depois, na tela seguinte, marque a opção “Use Previous Layer to Create Clipping Mask”

tuto89n.gif

tuto89o.gif

11. Selecione os níveis de cores que melhor se ajusta na imagem.

tuto89p.jpg

12. Crie uma nova camada e nomei-a como “COR”. Com a ferramenta brush ( Tecla B ) e com uma cor marrom ( #9B7761 ) pinte ao redor do olho e nas partes verdes que restam na cabeça do pássaro. Depois coloque como modo color a camada.

tuto89q.jpg

13. Agora repare que o bico e o peixe estão com a tonalidade do esquilo. Vamos deixar com a sua cor original agora. Clique na camada “Color Balance”, e com a ferramente brush ( Tecla B ) pinte de preto o peixe e o bico.

tuto89r.jpg

14. Basicamente a montagem está pronta. Você pode melhorar agora a qualidade da sua montagem. Veja que logo acima do bico, há uma linha branca. Você pode retirá-la clicando na máscara da camada “Cabeça do Pássaro” e pintando essa região branca com a ferramenta brush ( Tecla B ) com a cor preta. ( Lembrando que para melhores resultados, você deve escolher pouca opacidade para seu brush e raio pequeno para seu brush e ir pintando aos poucos. ) .

ATENÇÃO: Para selecionar a máscara da camada “Cabeça do Pássaro”, você deve clicar acima do quadrado branco da sua camada “Cabeça do Pássaro”. Ele representa a máscara dessa camada.

tuto89s.jpg

tuto89t.gif

tuto89u.jpg

15. Finalizando, clique novamente na máscara da camada “Cabeça do Pássaro”, e com a ferramenta brush ( Tecla B ) e com a cor preta, pinte em locais onde você acha desnecessário. Repare que retirei a listra branca do pescoço apenas pintando de preto a máscara da camada “Cabeça do Pássaro”.

DICA: Nas máscaras das camadas, ao pintar de preto, você exclui parte da imagem, e ao pintar de branco, você retoma a parte excluída pela cor preta previamente pintada.

Veja o resultado final.

tuto89x.jpg

Até o próximo tutorial!

~ por Julio Cesar Milanes em janeiro 29, 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: