Segredos sobre Design de Site (Parte I)

Primeira Página

A primeira página de um site pode ter muitos nomes: home, homepage, página inicial, início, index ou simplesmente primeira página. Essa, sem dúvida, é a página mais importante do website, pois ela irá responder à primeira pergunta que todo internauta faz quando entra no seu site: “Onde estou?”. E responderá também à segunda pergunta: “Para que serve esse site?”.

Mesmo sendo a página mais importante vejo muitos sites por aí que não dão muita bola para ela, tratando essa página como todas as páginas internas.

Para que a página inicial cumpra sua função é necessário fazer dela um ponto de entrada para todo o conteúdo das páginas internas, com destaques do conteúdo que interessa seu público no seu centro, o mesmo valendo para novidades, notícias ou promoções especiais.

Coloque imagens que se ligam ao produto ou serviço que você aborda no site. Isso irá facilitar muito a resposta da pergunta “Onde estou?”.

Um sistema de busca se mostra bastante eficaz, principalmente, quando se trata de um site com muito conteúdo, pois muitos internautas não estarão nem um pouco afim de encontrar a informação que procuram clicando em links e mais links.

Largura do site

Esse assunto se mostrou bem polêmico nos últimos anos. Vou falar sobre minha experiência com esse tipo de problema.

A largura da página depende bastante dos seguintes fatores: resolução de vídeo, barra iniciar oculta ou não, tamanho dos icones do navegador e etiquetas de texto dos botões ativadas ou não.

Tudo isso você deve prever na hora da criação do layout. Um usuário pode usar resolução 800 x 600 enquanto o outro 1024 x 768 ou então dois usuários podem usar a mesma resolução 800 x 600 mas um utilizando a barra de iniciar fixa e com botões do navegador grandes e outro com barra de iniciar oculta e botões menores ganhando mais espaço no navegador.

Como adivinhar tudo isso? O usuário tem uma gama de possibilidades de configurações de vídeo, tornando impossível força-lo a visualizar seu site do jeito que você quer.

Para isso temos as seguintes soluções:

1. Criar layouts para resolução mínima de 800 x 600: para isso é necessário considerar o tamanho de tela do navegador supondo uma barra fixa no menu iniciar do windows, o tamanho default dos botões do navegador e uma possível barra de rolagem vertical. Prevendo isso, crie seu layout na resolução 776 x
460 para ser bem visualizado em 800 x 600 e resoluções superiores. A resolução de 640 x 480 deixou de ser utilizado pela maioria dos internautas mas cuidado pois cada vez mais aparecem usuários de palmtop e handhelds conectados a Internet. Creio que no futuro essa questão ficará mais complicada pois o
número desses usuários tende a crescer a cada ano.

2. Utilizar um layout “líquido”, aquele que se auto ajusta a qualquer resolução através de tabelas com larguras definidas em porcentagem. O que vai contra esse tipo de montagem de página é a perda de diversos recursos de layout como alguns tipos de imagens de topo e menu, além de dispersar as informações e deixar tudo muito vazio quando se está em altas resoluções.

3. Crie um fundo para um layout previsto para 800 x 600 que deixe contínuo algumas figuras, independente da resolução.

4. Não tente colocar todo o conteúdo da página em 776 x 460 quando se trata de um portal de notícias ou algo semelhante onde são necessários muitos destaques e um menu extenso. A barra vertical pode ser chata, mas é inevitavelmente necessária nesses casos. Por isso não se amarre na altura de 460 pixels quando se quer trabalhar uma primeira página com muitos destaques, fotos e chamadas
indispensáveis a um portal de notícias.

Espero que tenham gostado das abordagens desse primeiro artigo e que sejam úteis para você..🙂

No próximo irei apresentar questões de metáfora e navegação.

~ por Julio Cesar Milanes em agosto 2, 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: