O que fazer e não fazer nos textos para a Web

Fazer:

1. Reserve tempo para a revisão de texto no seu site. Erros de português são comuns ( eu mesmo deixo passar alguns erros ), ninguém tem obrigação de ser o “expert” na língua portuguesa, mas erros tipográficos e gramaticais não são algo bom para o seu site ou seu negócio. Peça para outra pessoa revisar cuidadosamente seu texto antes de publicar.

2. Torne a estrutura de suas informações clara ao dar a elementos similares o mesmo design e a elementos importantes mais peso visual
( usando tamanho, espaço ou cor ). Isso permite que seus leitores entendam seu conteúdo só no olhar e acelera o processo de encontrar o que eles querem.

Não fazer:

1. Colocar todo o texto em letras maiúsculas. Dessa forma fica mais difícil de ler do que letras iniciando em caixa alta indo para caixa baixa. Além disso, parece que você está “berrando” sua mensagem, o que pode parecer grosso.

2. Definir mais do que algumas palavras em itálico. Principalmente quando a fonte for em tamanho 10 ou 1. O navegador simplesmente inclina a fonte para obter o efeito de itálico, sem suavização de serrilhado, resultado a quase ilegibilidade especialmente para grandes quantidades de texto em tamanhos pequenos.

3. Utilizar texto todo em maiúsculas, negrito e itálico. Três coisas erradas não fazem uma coisa certa, trata-se de um exagero.

4. Definir o tamanho da fonte em -2 ou menor. Embora possa parecer arrumado em seu computador, será ilegível para a maioria dos computadores Macintosh ou até mesmo em uma máquina que rode Windows com sua fonte definida para um tamanho menor.

~ por Julio Cesar Milanes em agosto 2, 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: