O que fazer e não fazer no design de páginas Web

Fazer:

1. Mantenha todos os arquivos do seu site os menores possíveis em KB para possibilitar carregamento rápido da página. Downloads rápidos são cruciais para uma experiência bem sucedida do usuário. Se sua página demorar, o usuário poderá ficar irritado e irão navegar nos seus concorrentes.

2. Projete seu site para a resolução 800 x 600 ( ao menos que seu público use resoluções maiores ). Sabemos que a maioria dos usuários utilizam a resolução 800 x 600 para a navegação. Quando você projeta um site para resoluções maiores, você corre o risco de não ter a página visualizada corretamente para um grande número de internautas.

3. Coloque suas mensagens mais importantes ( Quem você é, o que sua empresa faz, lançamento de produtos, etc ) no primeiro espaço de tela ( os 400 pixels superiores da página ). A maioria dos usuários entendem do que se trata o site na primeira impressão, sem dedicar algum tempo para a navegação à procura de mais informações.

4. Limite o comprimento de suas páginas para dois ou três espaços de tela. Páginas muito compridas provoca cansaço de leitura, uma difícil paginação e demoram para carregar por completo. É melhor quebrar longos fluxos de texto em algumas páginas separadas e fazer links entre elas.

Não fazer:

1. Projetar especificamente para um navegador ou plataforma. Não force seus usuários a ter que baixar o navegador tal, a plataforma x, o plugin XYZ para visualizar seu site.

2. Usar muitas animações, especialmente em páginas com conteúdo que você quer que as pessoas leiam. Embora as animações sejam eficazes para atrair atenção, os usuários as consideram irritantes e acham que elas atrapalham quando eles estão tentando ler o texto na página. Até mesmo uma animação de loop pode ser irritante para algumas pessoas. Uma página inteira de imagens piscando e girando é um desastre.

3. Não use avisos “em construção”. Em particular, não faça páginas “em construção” que aparecem depois que um usuário clica no link. Se seu site ou seção não estiver pronto, simplesmente não o publique. Embora seja possível que você pretenda mostrar que tem informações que estarão disponíveis em breve, os avisos “em construção” dão a aparência de que você não está preparado. Fornecer links que vão a lugar nenhum é uma perda de tempo e desperdício de paciência de seus visitantes.

~ por Julio Cesar Milanes em agosto 2, 2007.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: